Instagram Linkedin Youtube
desde 1910

Sobre nós

Em 1910, o jovem Henrique Vieira, movido pelo desejo de concretizar os seus sonhos, resolve começar a trabalhar por conta própria, criando uma empresa que acabaria por se tornar numa referência na produção de soluções para a indústria, em especial para o sector agro-alimentar – a Henrique Vieira & Filhos S.A.
1910
Início da actividade
Em 1910, o jovem Henrique Vieira, com apenas 20 anos e movido pelo desejo de concretizar os seus sonhos, resolve começar a trabalhar por conta própria, criando uma empresa que acabaria por se tornar numa referência na produção de soluções para a indústria, em especial para o sector agro-alimentar – a Henrique Vieira & Filhos S.A.

Henrique Vieira inicia a sua atividade com a fabricação de produtos manufaturados, como pequenos alambiques, cafeteiras, sertãs de cobre e tachos, comercializando ainda pulverizadores, trempes, sertãs de ferro e tenazes, todos estes artigos vendidos em feiras locais. As instalações resumiam-se a uma pequena oficina do tipo artesanal, sem qualquer equipamento mecanizado.
1940
Crescimento do negócio
Na década de 40, com a chegada à empresa de 5 dos seus 9 filhos, juntamente com o final da segunda grande guerra mundial, e a situação de um país carente de imensos artigos, assiste-se a uma fase de grande desenvolvimento do negócio. No final desta década a pequena oficina vê-se já provida de equipamentos mais sofisticados.
1950
Destilação
Em 1950 inicia-se o fabrico de máquinas de destilação de aguardente.
1952
Registo da marca do pulverizador Vieira
Em 1952, é registada a marca do pulverizador Vieira e este sistema pulverizador constituía, na altura, o único mecanismo para o tratamento de culturas.
Anos 60
Atomizadores e Pulverizadores motorizados
É convertida de empresa em nome individual para a atual designação “Henrique Vieira & Filhos”. Dotada agora de meios necessários ao desenvolvimento dos negócios, alarga o seu leque de produtos fabricados, concretamente atomizadores e pulverizadores motorizados, além de apostar no desenvolvimento de novas e inovadoras máquinas de natureza enológica.
1964
Motores Bernard
Em 1964, em virtude do seu forte posicionamento na área agrícola, a Empresa passa a ser representante exclusiva em Portugal dos Motores Bernard, motores para bombas de regadio agrícola.
1975
Alteração da estrutura jurídica
Em 1975 alterou a sua estrutura jurídica, passando a sociedade por quotas de responsabilidade limitada.
Anos 90
Marca Vieirinox
No início da década de 90, investiu num novo segmento de mercado que possibilitou alargar a esfera de ação para a importação de equipamento enológico e para a produção de depósitos em aço inoxidável, com marca própria registada: VIEIRINOX. Foi com esta designação - VIEIRINOX - que a Empresa passou a ser conhecida no mercado.

2003
Henrique Vieira & Filhos, SA
Passa a sociedade anónima assumindo assim a sua atual denominação social Henrique Vieira & Filhos S.A.
2010
O Centenário
A empresa comemora 100 anos de existência no mercado.
2012
Sistema de Gestão de Qualidade
Em 2012, é implementado e certificado o Sistema de Gestão da Qualidade, materializado através da aplicação da norma ISO 9001, que evidencia o esforço da Organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.

Neste mesmo ano é distinguida com o prémio PME Excelência.
2013
Sistema de Gestão Ambiental
Em 2013, é certificado o Sistema de Gestão Ambiental, segundo a norma 14001, que veio permitir a otimização da utilização dos recursos naturais e uma melhor gestão do impacte das atividades da HVF em termos Ambientais.
2014 e 2015
PME Líder
Em 2014 e 2015 a HVF volta a ostentar o estatuto de PME líder pelo seu desempenho económico e financeiro e de gestão.

missão, visão e valores

A Vieirinox tem por missão disponibilizar soluções para pequenas e grandes capacidades, para uma variedade de aplicações e indústrias, com qualidade e a preços competitivos. Com experiência acumulada de 110 anos, desenvolve soluções à medida e completas, chave-na-mão, com equipamentos tecnologicamente capazes e inovadores e acompanha todo o processo, desde o desenvolvimento do projeto, à pós-venda e assistência técnica. Aposta na melhoria contínua de processos e técnicas, por forma a desenvolver sempre as melhores soluções e ser uma referência na produção de soluções para a indústria. O nosso objetivo é contribuir para o crescimento, sustentabilidade e reputação dos nossos parceiros e clientes, tendo por base a transparência, o rigor e a confiança.

certificações

A Vieirinox implementou e mantém um Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente Integrado, implementado e certificado pelas seguintes normas:

- NP EN ISO 9001
- NP EN ISO 14001

Âmbito da certificação:
Conceção, fabrico, comercialização, montagem, e assistência técnica de equipamentos diversos para o sector agrícola, agroalimentar e outros nas Unidades de Produção da Costa do Valado e Taboeira.

política de qualidade e ambiente

política de qualidade e ambiente

1
Estar atenta aos sinais e exigências do mercado de modo a prosseguir a satisfação máxima dos seus clientes
2
Utilizar a inovação e a atualização tecnológica permanente como característica diferenciadora perante a concorrência
3
Conceber novos produtos numa perspetiva de redução dos impactes ambientais
4
Assegurar junto dos seus colaboradores a formação, os recursos e as responsabilidades adequadas de modo a atingir níveis elevados de produtividade, eficácia e rentabilidade
5
Estabelecer parcerias úteis e frutuosas com os seus fornecedores, entidades bancárias e outras partes interessadas
6
Garantir a satisfação máxima dos acionistas
7
Cumprir as suas obrigações de conformidade, normativas e outras em termos de Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança Alimentar e de Produto, garantindo a sustentabilidade do negócio
8
Ter em conta os aspetos ambientais com impacte ambiental significativo (tais como o consumo da água e o consumo de combustível) e implementar ações para reduzir a sua significância e impacte
9
Garantir o cumprimento do Sistema de Gestão implementado, tendo como objetivo a MELHORIA CONTÍNUA da eficácia e da adequação dos seus processos e produtos
10
Adotar metodologias de proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso dos recursos naturais de forma sustentável, causando o menor impacte possível no ecossistema envolvente.